Cinco coisas que aprendi com a terapia

Vou começar dizendo que não sou louco e se todo mundo tivesse um terapeuta, o mundo seria bem melhor. Coloque o preconceito de lado e leia com a cabeça aberta o que vou dizer a seguir porque pode ser que entenda de uma vez por todas que procurar ajuda é só para os fortes.

1. Seja a mudança que deseja nos outros

Demorei um certo tempo para entender que as pessoas não mudam e que devemos focar em sermos a mudança. Temos que aceitar as pessoas como elas são e se eu quero que as coisas mudem, a mudança deve partir de mim. Esperar que o outro mude só causa dor e sofrimento e as vezes pode causar uma esperança ilusória.

2. Se aceite como é

Sempre vamos encontrar defeitos em nós, somos seres humanos e nunca estaremos contentes com tudo a nossa volta mas sem enxergarmos nossas qualidades e valores, veremos que elas podem nos trazer muitos benefícios. Acredite: no mundo tem espaço para todos. Dê o primeiro passo e confie em si próprio.

3. Corra atrás dos sonhos

Antes de começar a terapia havia alguns sonhos adormecidos em mim, que por algum motivo guardei em uma caixinha e lá ficou, e agora finalmente entendi que se tenho um sonho, preciso correr atrás dele. Posso dizer que estou batalhando muito por isso e me sinto bem confiante.

4. Ouça mais

Gosto muito de ouvir as histórias das pessoas, me sinto bem e sei que isso faz muito bem a todo mundo mas existe a diferença entre ouvir com os ouvidos e ouvir com o coração. Sabe aquelas histórias que tocam no fundo do coração e te gera uma grande lição? Ela pode estar do seu lado. Permita ouvir o que tenham a te dizer.

5. É permitido errar

O ruim de ser perfeccionista é que quando erramos parece que o mundo acabou e comigo é/era exatamente assim. Me sinto a pior pessoa do mundo quando percebo que errei que me martirizo por isso durante vários dias mas a terapia me ensinou que errar e humano e na maioria das vezes errar ensina mais que acertos, é só uma questão de perspectiva.

Claro que a terapia é um processo longo e requer muita dedicação e abdicação de muitos fatores que, na maioria das vezes, fazem parte da nossa vida e a cada dia vencido se torna um motivo a mais para se comemorar a nossa existência aqui. Me sinto bem mais confiante e seguro para conquistar tudo que tenho vontade e agora o céu se tornou o meu limite.


Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário